• Rua Carl von Linaeus, Bloco Z. UNICAMP. Campinas - SP
  • ocrc.edc@gmail.com
  • 55+ 19 3521-2695
Logo

Oficinas de Difusão de Educação e de Ciência


O OCRC realiza oficinas interativas dentro ou fora da Unicamp com públicos de várias faixas etárias, muitas vezes com 80 a 100 jovens estudantes com idade entre 14 e 17 anos de idade de instituições que se interessam por associar o conteúdo abordado com seus projetos vigentes e programas regulares.

As escolas se candidatam ou são indicadas a participar mediante apresentação de uma proposta de atividade complementar que seja realizada por seus alunos para sua comunidade. Em caso de interesse, entre em contato conosco.

O OCRC também orienta as instituições sobre como adaptar essas oficinas em seus contextos, considerando materiais e/ou equipamentos disponíveis, logística, espaços físicos, tempo para realização, tamanho dos grupos, faixa etária do público alvo, número de mediadores para conduzir as atividades e a finalidade do evento.

A seguir, alguns exemplos de oficinas:

Como anda seu coração?

Nessa oficina os participantes têm uma apresentação sobre pressão arterial fatores de risco associados à hipertensão, doenças que podem ser prevenidas e órgãos que são lesionados quando recomendações de hábitos saudáveis não são seguidas. Depois da exposição, os alunos são convidados a medir a pressão do colega, com a supervisão dos monitores, como forma de fixar o conteúdo aprendido.

Desvendando o Corpo Humano

Ilustra, com o auxílio de diversos instrumentos como macromodelos anatômicos e microscópios, alterações ocasionadas no organismo humano diante maus hábitos alimentares e sedentarismo.



Desvendando o IMC

Ensina a fórmula do Índice de Massa Corporal e sua utilização como ferramenta de diagnóstico de saúde. Projetam-se slides para rápida abordagem com conteúdo das disciplinas de ciências e biologia, apresentam-se gráficos e tabelas para orientação sobre como interpretá-los.

Veja aqui as tabelas de referência! IMC - Meninos, IMC - Meninas, Gestação - Gráfico de Acompanhamento Nutricional

“Super Trunfo” Alimentos OCRC

A partir de um baralho com rótulos de alimentos, os participantes são divididos em grupos e, em cada rodada, o monitor pede para que um aluno de um dos grupos indique um componente alimentar. O grupo que tenha a melhor carta referente a esse componente vence a rodada. O monitor aproveita para comentar sobre o componente que foi mencionado e destacar a importância de conhecer os itens dos rótulos dos alimentos.

Rótulos - Escolha sua Dieta

O grupo é dividido em três ou quatro grupos menores. Sorteia-se um tipo de comorbidade e o perfil de um indivíduo e propõe-se que se busquem no “supermercado” produtos alimentícios de uma dieta ideal para o indivíduo sorteado. Propõe-se discussão com os participantes, considera-se a troca de produtos alimentícios e apresentação a todos os grupos com a interação do mediador. Ao final, decide-se pelo grupo que ofereceu a dieta mais consciente.

Lanche Saudável

Orientação sobre a importância de uma alimentação saudável e a composição dos alimentos. Exposição de itens alimentícios para o lanche dos alunos, reflexão sobre hábitos e orientação nutricional. Orientação sobre escolhas alimentares para refeições saudáveis, informação sobre nutrientes e apresentação de teor de sódio, gordura e açúcar de determinados alimentos.

Mestre Chef Nutricional

O mediador irá dividir os participantes em grupos e o grupo sorteará um tipo de dieta e perfil, que servirá de base para escolher os alimentos para a refeição, depois irá calcular e pesar a quantidade de carboidratos, gorduras e proteínas dos alimentos escolhidos. Depois que cada grupo apresentar suas medições, ocorrerá a discussão sobre os rótulos escolhidos.

Material Gráfico

O OCRC desenvolve materiais educativos com uma linguagem mais acessível para incentivar às pessoas a adotarem hábitos mais saudáveis no seu dia a dia e para esclarecer dúvidas a respeito de algumas comorbidades.

O primeiro material lançado com o apoio do Grupo Gestor de Benefícios Sociais da Universidade de Campinas (Unicamp) foi a revista “Vivendo de Bem com o Diabetes”, que fala de questões cotidianas dos portadores de diabetes. No momento esse material é de distribuição restrita nos campi da Unicamp, mas pode ser acessado por esse link.

A segunda revista produzida foi “Como eu faço para comer bem?”, com informações de como se alimentar melhor com pequenas atitudes e sugestões de como aproveitar melhor os alimentos. Esse material contou com o apoio do Grupo Gestor de Benefícios Sociais e sua distribuição é restrita aos campi Unicamp, mas pode ser acessado nesse link.

O “Pequeno Guia de Vida Saudável” surgiu do interesse de ter um material acessível e prático que pode ser carregado no bolso, colocado na mesa da sala, no escritório, com um resumo de informações relativas a prevenção de doenças por meio da alimentação e atividade física e dados sobre o aumento da obesidade no mundo. O material contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São de São Paulo.

A lixeira para a carros “Previna Hipertensão” faz parte da campanha do Dia Mundial da Hipertensão de 2017, com intuito de alertar as pessoas sobre os órgãos do corpo humano que são afetados por essa doença. O material contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp.

Caso se interesse em reproduzir algum de nossos materiais, entre em contato conosco.

Interações Educativas

A equipe de Educação e Difusão do Conhecimento também realiza parcerias com outras entidades para a realização de oficinas para diversos públicos. O intuito é mostrar, de forma mais dinâmica e de acordo com o perfil do público, como se alimentar melhor e cuidar da saúde. Por isso, o contato com outros grupos que compartilhem dos mesmos interesses de disseminação de conhecimento do OCRC é muito importante para ampliar nosso campo de atuação e conseguir beneficiar cada vez mais pessoas.

Para isso, materiais paradidáticos podem ser emprestados, mediante solicitação, para a realização dessas atividades nos locais de origem dos interessados.

Caso tenha interesse nessas parcerias, entre em contato conosco.

Peças Teatrais Educativas

A peça “Fat Wars – As aventuras de uma banana” foi proposta e escrita por alunos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio - PIBIC-EM, promovido pela Pró-Reitora de Pesquisa. Os alunos, Luana Pereira, Ana Maria Tordin, Bruno Silva e Bianca Fonseca estavam sob orientação da Profª Eliana Araújo, Pesquisadora Associada do OCRC, e dos pós-graduandos Vanessa Bóbbo e Guilherme Nogueira.

O conteúdo da peça reuniu os resultados de pesquisa dos alunos do Ensino Médio, que tiveram a ideia original de contar a trajetória divertida de uma banana ao passar pelo Sistema Digestório. Explana de forma didática por onde passam os alimentos no corpo humano e como doenças crônicas associadas à obesidade podem ser prevenidas. Esse projeto contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A peça “Dicas da Hora” foi desenvolvida a partir informações reportadas por profissionais de escolas de ensino infantil sobre o comportamento alimentar que era observado nas crianças. O texto foi elaborado com uma linguagem adequada para todos os públicos e o conteúdo foi revisado por pesquisadores do OCRC. O espetáculo traz a interação de diversos personagens que conversam sobre como escolher bem os alimentos que consomem em benefício de sua saúde, além de incentivar a prática de atividade física.

Atualmente, o OCRC conta com a parceria do Grupo de Ginástica Olímpica do Colégio Objetivo de Cosmópolis e do Projeto Social Todas as Formas de Aprender para a encenação da peça.

Caso tenha interesse em reproduzir essas peças em seus locais de atuação ou realizar ações semelhantes, entre em contato conosco.

Bate Papo com Jovens & Adultos

Nossos pesquisadores realizam a disseminação de conhecimento sobre a prevenção da obesidade e as doenças relacionadas em vários ambientes. Esse trabalho é realizado em escolas por meio de oficinas e palestras, em entidades parceiras por meio de mesas de debate, ou em locais mais informais por meio de um bate papo.

Recentemente, o Prof. Dennys Cintra, Pesquisador Associado do OCRC, participou do Chopp ComCiência no Echos Studio Bar com o tema "Querida, hackeei o bebê!". Foi um bate-papo descontraído que aproximou a linguagem acadêmica com a do público geral.
Vídeo (créditos NuminaLabs): https://www.youtube.com/watch?v=Mtm8NkdBZqg.

O Prof. Everardo, Pesquisador Principal do OCRC, participou do Pint of Science Brasil com o tema Serial Killers: Obesidade e Diabetes. Esse evento tem como objetivo proporcionar debates interessantes, divertidos e relevantes sobre as pesquisas científicas mais recentes em um formato acessível para o público. Em 2017, esse festival foi realizado em mais de 110 cidades de 11 países, durante 3 noites.

Divulgação de Ciências na Mídia

Os assuntos relacionados às áreas de pesquisa do OCRC são disseminados ao público de diversas formas.

Foram divulgadas as entrevistas realizadas pelo Diretor do CEPID OCRC com os pesquisadores vinculados que falam sobre ciência no programa Pesquisa em Pauta, da RTV- Unicamp. Esses vídeos podem ser acessados clicando nas imagens abaixo.

O centro de pesquisa foi um dos CEPIDs que participou do Projeto Semear Ciência, promovido pelo CEPID Genoma, que de visa divulgar temas importantes para o público e motivá-lo a conhecer mais sobre aspectos da ciência, por meio de cartazes espalhados pelas escolas e pelas estações de metrô e de ônibus. Diversos cartazes sob a chamada “Esses quilinhos a mais realmente fazem mal para mim?” foram espalhados no Metro de São Paulo. Para compor a campanha foi lançado um hotsite que aborda os riscos à saúde provocados pelo excesso de peso e o que fazer para se prevenir.

Mas a ciência também está em formato de aplicativo! Os alunos, Luana Pereira, Ana Maria Tordin, Bruno Silva e Bianca Fonseca do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio - PIBIC-EM, promovido pela Pró-Reitora de Pesquisa, desenvolveram um aplicativo de jogo para celular e tablet. Os alunos estiveram sob orientação da Profª Eliana Araújo, Pesquisadora Associada do OCRC, e dos pós-graduandos Vanessa Bóbbo e Guilherme Nogueira. No aplicativo Fat Wars - Tubo de Alimentos, o jogador ganha pontos ao escolher alimentos saudáveis e ao evitar os alimentos menos saudáveis. Baixe seu aplicativo aqui.

Exposições Temáticas

Na busca de uma interação maior com o público são realizadas exposições em locais de grande circulação de pessoas ou em escolas. Essas ações são vinculadas a datas importantes das áreas de pesquisa do OCRC, como Dia Mundial do Diabetes, Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, entre outras.

Nas exposições são apresentadas informações importantes sobre prevenção da obesidade com a utilização de materiais paradidáticos que favoreçam a assimilação do conteúdo.

Ações Difundidas pelas Escolas

Nas atividades realizadas para as escolas, é solicitado que o conteúdo visto seja vinculado a alguma ação que a escola irá realizar com seus alunos, funcionários ou mesmo para sua comunidade.

Ao longo do trabalho da equipe de Educação e Difusão do Conhecimento (EDC) foram apresentadas algumas ações desenvolvidas pelas escolas: como a coleta realizada pelas crianças de itens consumidos durante o lanche, o que é preocupante dada a preferência pelo consumo de alimentos industrializados, trabalhos escolares associados ao conteúdo apresentado pelo OCRC, trabalhos apresentados para a comunidade com a utilização de nossos materiais, entre outros. Foi realizado também o Congresso Viver Melhor pelo Colégio Objetivo de Cosmópolis direcionado à nutrição, atividade física e solidariedade.